Pages

quinta-feira, 25 de julho de 2013

PEDRO VERISSIMO






Que dia frio, e nada da minha gripe melhorar não aguento mais rs! Conheci o som do Pedro através de uma publicação do Facebook, e minha curiosidade me fez clicar na sua fan page e ouvir seu som! E pronto, me vi envolvida na sua música. Obrigada Pedro pelo carinho, música encanta está sempre aberto para você!

BATE PAPO COM PEDRO VERISSIMO
Música Encanta: Porque música encanta?
O Millôr dizia que música é a única arte que te ataca pelas costas - adoro essa frase. E concordo, é a única arte que é impossível de ignorar, de olhar pro lado e fingir que não é contigo. E a reação é sempre pessoal. Não acredito em música boa ou música ruim, acredito em música que te toca ou que não te toca. E isso diz respeito a tanta coisa, tantas circunstâncias. Acho que é a arte mais emocional, mais pessoal, de todas. Talvez por isso.
Música Encanta: Como tudo começou?
Não lembro quando música entrou na minha vida, talvez antes mesmo de eu sair pro mundo. A minha família é toda muito musical, mesmo que nem todo mundo toque ou cante alguma coisa, todos gostam e ouvem muita música. E de todos os estilos. Nasci e me criei numa casa com música vindo de todos os lados. Minha avó Mafalda ouvia muita música clássica, meu pai muito jazz, minha mãe (talvez por ser carioca) sempre ouviu muito samba, Elis, Eliseth Cardoso. Minhas irmãs, mais velhas, ouviam muito do que tocava no final dos anos 70 de mpb. Meu gosto pessoal se desenvolveu a partir daí, mas principalmente na adolescência quando descobri o rock - acabou virando a "minha" música naqueles sons todos. O pedaço mais meu que acabou se misturando a todas essas referências. E sempre me interessei por novidades, até hoje.
Música Encanta: Como você define seu atual momento musical?
Música, hoje, é a parte central da minha vida. Se antes era um gosto, hoje é o que eu faço. Entre o trabalho solo e as criações de trilhas pra teatro e afins, música é o que me cerca diariamente com mais frequência. Criativamente, em especial com a Tom Bloch, acho que buscava mais uma ruptura, uma conquista de espaço próprio. Hoje é mais natural, mais tranquilo. Deve ser a idade…
Música Encanta: Como funciona seu processo criativo?
Não tenho uma fórmula, a criação acontece. Acho que o mais importante é informação, é colocar pra dentro da cabeça o máximo que couber. Desse acúmulo de coisas, de sons (e não só sons, mas idéias em geral) que as coisas aparecem. Me preocupo mais em criar esse "caldo" na minha cabeça de onde as idéias brotem. Como exatamente brotam - e em que momento - daí não sei dizer. Acho que nem quero muito descobrir, vai que a mágica se desfaz?
Música Encanta: Como foi a produção do clipe por aí?
Gosto muito de tirar - ou tentar tirar - coisas bem acabadas e criativas de situações limitadas. O clip foi feito em uma tarde com produção perto de zero. O Raul Krebs (fotógrafo oficial de todas as minhas fases até agora e amigo de infância) é um excelente parceiro. Daqueles que topa experimentar de tudo, mesmo sem saber se sairá alguma coisa que preste. A gente partiu de uma idéia simples: a banda tocando no estúdio, mas buscando ângulos inusitados e pouco óbvios. Uma aposta no que seria fácil chamar de "erro".
Música Encanta: Qual é a sua relação com o jeito que se consome música atualmente?
O meu consumo de música mudou muito, como o de todo mundo. Mas no meu caso não foi só uma questão de plataforma ou suporte. Mais do que deixar de comprar CDs ou qualquer objeto físico, comecei a ouvir música de forma bem mais embaralhada. O primeiro Ipod que comprei (e todos depois desse) foi um shuffle, aquele que não tinha visor e era impossível saber o que estava tocando. Comecei a colocar muita música pra dentro sabendo que não teria uma pré-referência antes de ouvir. Acho libertador, até. Porque muitas vezes você ouve uma coisa já predisposto a gostar… agora só gosto se gostar de fato.
Música Encanta: O que você ouve de música?
Não sou nada nostálgico. Tenho muitos artistas e bandas que foram importantíssimos pra minha formação, mas não fico revisitando. Muito pelo contrário. Estou sempre baixando coisas novas, lançamentos, gosto de ouvir o que está sendo feito agora. No meu Ipod (olha ele aí de novo) só tem coisas de 2013, por exemplo. Nada antes disso.
Música Encanta: Qual parceria que você gostaria de fazer?
Gosto de parcerias não necessariamente musicais, me interessam as parcerias com outras artes. Esse album solo, por exemplo, saiu de um projeto onde eu postava músicas inéditas no site e chamava pessoas a responderem às canções com imagens, desenhos, fotos. Achei bastante enriquecedor, ver como as pessoas ouviam o que eu estava compondo através, literalmente, do olhar delas.
Música Encanta: Existe alguma mensagem que você quer passar?
Não especificamente. Acho que passar mensagem pela música pode esbarrar em algo meio de doutrina, de tentar conduzir a pessoa que ouve. E acho que música é o oposto disso, acho que só acontece no ouvido de quem ouve, do jeito que cada um ouve. Uma questão de interpretação pessoal mesmo.
Música Encanta: Quais foram as dificuldades em gravar um disco independente?
A dificuldade óbvia: falta de dinheiro/recursos.
Deixe um recado para os leitores:
Um recado prático: entrem no meu site e baixem o meu álbum, é só acessar www.pedroverissimo.com.br e clicar.

                                                                      PARALISA
                                                           EU SEMPRE DIGO ADEUS
Mídias

0 comentários:

Postar um comentário